O ano de 2014 começou e, como de praxe, no início do período a indústria deve estar atenta às suas obrigações ambientais.
 
Diversos são os instrumentos previstos em lei em que estão determinados prazos para seu atendimento por parte do setor industrial, desde a renovação de licenças ambientais até o preenchimento de cadastros e formulários. No calendário que se encontra no link ao final da matéria, listamos alguns dos principais.
 
Aproveite a mobilização para o cumprimento das obrigações ambientais para conferir a validade das licenças ambientais de suas atividades. Verifique ainda se estão em dia as demais autorizações ambientais obtidas por sua empresa, como as de uso de recursos hídricos.
 
Além das obrigações ambientais comuns, outras são definidas pelo órgão competente no ato do licenciamento; as condicionantes da licença ambiental direcionam as ações da atividade licenciada. Caso sua atividade ou meio de produção sejam alterados, é preciso solicitar a averbação da licença junto ao órgão ambiental.
 
CALENDÁRIO DAS PRINCIPAIS OBRIGAÇÕES AMBIENTAIS – 2014
 
Fonte: Súmula Ambiental FIRJAN