A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) reuniu mais de mil empresários, representantes do poder público e da sociedade organizada para, junto com seus técnicos, mapear gargalos e apresentar sugestões de ações para o desenvolvimento sustentável do estado.

O documento ‘Visões de Futuro: potencialidades e desafios para o estado do Rio de Janeiro nos próximos 15 anos’ traça uma rota de desenvolvimento e detalha, para cada região, o que deve ser feito para fomentar a atração de empresas, melhorar a logística, a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Nas próximas duas décadas, o estado do Rio receberá grande volume de investimentos que provocarão profundas transformações. Esse movimento vai acelerar o crescimento econômico, e provocar expansão da população e pressão sobre a infraestrutura já existente, como a de transporte urbano. A falta de planejamento pode levar, por exemplo, à favelização de áreas vizinhas a polos geradores de empregos. É importante também ampliar o fornecimento de gás natural e a qualidade e quantidade da carga de energia elétrica para as indústrias, sob risco de retardar importantes investimentos.

Clique aqui e acesse o documento.