De acordo com dados divulgados pela equipe de Economia e Estatística da Abiquim, o índice de quantum das vendas internas dos produtos químicos de uso industrial registrou aumento de 2,46% em julho, em relação ao mês anterior. Com a alta de 6,55% em junho, as vendas internas acumularam aumento de 9,2% no bimestre junho-julho.
O índice de produção subiu 2,37% em julho, possibilitando a alta na utilização da capacidade instalada de 81% para o patamar de 83%. Destaca-se a utilização da capacidade instalada dos produtos petroquímicos básicos, primeiro elo beneficiado pela MP 613, que ficou em 90% em julho, melhor taxa deste ano.
O volume exportado em julho de 2013 aumentou 15,24% sobre o mês anterior e o volume importado também teve elevação, de 8,99%. O consumo aparente nacional, que mede a demanda por produtos químicos, registrou crescimento de 3,9% em julho em relação a junho.
Ainda em termos de volume, no acumulado de janeiro a julho deste ano, sobre igual período de 2012, o segmento vem exibindo aumentos consistentes. A produção cresceu 1,87% e as vendas internas registraram alta de 3,25% nos sete primeiros meses de 2013. No mesmo período, o consumo aparente nacional apresentou elevação de 9,1%, quase cinco vezes mais do que a taxa de aumento da produção, na mesma comparação. O volume de importações cresceu 27,4% de janeiro a julho deste ano sobre igual período do ano passado.