No último dia 21 de maio, o SIQUIRJ e a ABIQUIM realizaram um Road Show, identificando as Oportunidades para Investimento na Indústria Química Brasileira.

O BNDES e a ABDI lideraram dois importantes estudos para a competitividade da Indústria Química Nacional. O Estudo de Diversificação da Indústria Química e avalia produtos químicos de maior valor agregado para integrar e ramificar cadeias já existentes e criar tecnologias. Já a Agenda Tecnológica Setorial em Química de Renováveis traça panoramas econômicos e tecnológicos e identifica as tecnologias relevantes nos próximos 15 anos para a competitividade dos produtos químicos de fontes renováveis.

O evento contou com cerca de 50 participantes, e além das apresentações de BNDES e ABDI, entidades como o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Serviço Nacional Aprendizagem Industrial (SENAI), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Agência Estadual de Fomento (AGE Rio) e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), expuseram as suas linhas de fomento e infraestrutura para o pleno desenvolvimento dos projetos.

Segundo Isaac Plachta, Presidente do SIQUIRJ, é uma etapa crucial do processo de conscientizar o Governo e a sociedade brasileira, sobre a importância de se ter uma Indústria Química moderna e competitiva como pilar do crescimento socioeconômico, desafio em que o SIQUIRJ está profundamente envolvido.

Isaac Plachta e Edson KleiberIsaac Plachta e Edson Kleiber
Isaac Plachta e Edson KleiberIsaac Plachta e Edson Kleiber