Na última reunião da Comissão de Meio Ambiente e Segurança do SIQUIRJ, coordenada por Abilio Faia, ocorrida em 10 de dezembro, estiveram presentes dois membros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Luiz Lemos e Ricardo Jemio. Na oportunidade, foi apresentado o projeto “Fomento à Gestão de Gases do Efeito Estufa e à Verificação por Terceira Parte em Pequenas e Médias Empresas no Brasil”, fruto de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O projeto preparará a ABNT, fórum nacional de normalização, para se tornar um Organismo de Validação e Verificação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e visa qualificar 200 empresas de pequeno e médio porte para empresas de pequeno e médio porte para que possam gerenciar, medir e reduzir suas emissões. Atualmente, as empresas têm que buscar verificadores internacionais para seus inventários, e a existência de um verificador nacional minimizaria o custo atrelado.

“A realização de um inventário de emissões de GEE é uma excelente ferramenta para o aumento da eficiência energética da empresa, com consequente redução de custos, além, é claro, de atender à legislação ambiental vigente.”, explicaram.
Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas através do endereço eletrônico www.abnt.org.br/ghg ou pelo espaço exclusivo dos associados do SIQUIRJ em nosso site.