Foi realizado no dia 25 de agosto na sede do SIQUIRJ, palestra sobre o Plano do BNDES e da FINEP de Desenvolvimento e Inovação da Indústria Química (PADIQ), com os senhores Gabriel Gomes, chefe do Departamento de Indústria Química do BNDES, e Rodrigo Secioso, gestor do Departamento de Processos Industriais da FINEP.

Após a abertura do evento, realizada pelo presidente do SIQUIRJ, Isaac Plachta, Gabriel Gomes expôs objetivo do plano, sendo este o fomento a projetos de desenvolvimento tecnológico e o investimento na fabricação de produtos químicos. Comentou que o plano contará com três editais anuais, entre 2015 e 2017. Explicou também que as linhas temáticas foram escolhidas de acordo com as oportunidades identificadas no Estudo do Potencial de Diversificação da Indústria Química Brasileira, coordenado pelo BNDES em conjunto com a Gas Energy e a Bain & Company.

As seis linhas temáticas deste plano, que contará com mais de 2 bilhões de reais, são: aditivos para alimentação animal com foco na produção de metionina a partir de fontes renováveis de matérias-primas, derivados de silício com investimento em planta de siloxano, fibras de carbono e seus compósitos, produtos para exploração e produção de petróleo, insumos químicos para higiene pessoa, perfumaria e cosméticos e produtos químicos de fontes renováveis de matérias-primas. Alguns destes investimentos contam com verbas para elevaçãos de plantas.
Rodrigo Secioso deu prosseguimento a palestra apresentando o cronograma elaborado para este plano. Ressaltou que o término para o envio de contribuições dos interessados será no dia 17 de setembro, através do site http://www.finep.gov.br/padiq, sendo em outubro a divulgação das contribuições dos interessados e as considerações de ambas as entidades que estão elaborando o 
plano.

Após o término da exposição, ambos os palestrantes se colocaram ao inteiro dispor dos participantes, que fizeram perguntas, contribuições, trocando informações e experiências construtivas para o andamento do projeto.

 

Clique aqui para baixar o material da apresentação.