Em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no dia 24 de outubro, Isaac Plachta, Presidente do Siquirj, recebeu, por iniciativa do Deputado Estadual Rafael Picciani, a Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj, destinada a premiar pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro.
Na composição da mesa do evento, com a presidência do referido deputado, fizeram parte da mesma: Isaac Plachta, o homenageado; sua filha Simone Plachta, jornalista, para discorrer sobre o âmbito familiar; Nicolau Pires Lages, diretor da Nortec Química, para tratar acerca do campo profissional; Eduardo Falabella, professor da Escola de Química da UFRJ, para abordar sua atuação acadêmica; e Yossef Arie Simonowits, rabino da sinagoga da Barra da Tijuca, para falar sobre o aspecto religioso do homenageado.
Durante o evento, na abertura e no encerramento, apresentou-se a Banda de Gaitas Brazilian Pipers, um projeto social sem fins lucrativos que tem como objetivo educar jovens da periferia de São Gonçalo/RJ, através da música, que emocionou os presentes com belas execuções de peças musicais.
Na ocasião, o Deputado Rafael Picciani classificou o acontecimento como “uma justa homenagem do Estado do Rio e do Parlamento, que concede essa honraria a Isaac Plachta, por um reconhecimento de sua trajetória de vida, dedicada à pesquisa, à ciência, à química, desenvolvendo esse segmento em nosso Estado, como acadêmico e empreendedor”.
Continuando, ressaltou que “Isaac Plachta é filho de uma família polonesa que erradicou-se no Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial. Mesmo sem condições financeiras favoráveis, cresceu com o incentivo de estudar. Muitas vezes, sem dinheiro para comprar livros, recorreu à biblioteca da UFRJ para poder completar os estudos. Atualmente, é empresário do setor químico”, finalizou o Deputado. ∎

Vídeo da solenidade de entrega da Medalha Tiradentes ao Sr. Isaac Plachta. Abaixo, confira reportagem sobre o tema e a solenidade na íntegra.