As empresas que pretendem abraçar a inovação como o motor do seu desenvolvimento no Brasil ganharam um incentivo a mais para tirar suas ideias do papel. Em um esforço para reduzir prazos e aumentar a transparência e qualidade da avaliação dos projetos, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou o Finep 30 dias. Com a iniciativa, a agência está reduzindo o tempo de análise e enquadramento das propostas de financiamento.

Por meio do Finep 30 dias, a empresa preenche um formulário simplificado e objetivo. A partir daí, a equipe da agência realiza a análise financeira, com avaliação do risco de crédito e a análise técnica do projeto, que inclui o mérito, as incertezas e os riscos da inovação.

Paulo Resende, superintendente de Fomento e Novos Negócios da Finep, explica que, inicialmente, a empresa se cadastra na base do Finep 30 dias para uma caracterização formal. Em seguida, ela terá um gerente especialista designado para orientá-la e esclarecer os mecanismos de créditos disponíveis, para, então, submeter seu projeto. Se aprovado, o processo de contratação é iniciado automaticamente. “Queremos que o setor empresarial entenda que a inovação é o principal fator para a promoção de um crescimento sustentado e o elemento central para a elevação da produtividade e da competitividade”, afirma Resende.

Para conseguir o objetivo de dar um retorno oficial sobre o mérito de um projeto e suas condições de financiamento em até 30 dias, a Finep elaborou metodologia baseada em um rating. A novidade é composta por um conjunto de indicadores de padrão internacional que irá qualificar e acelerar a análise dos especialistas.

Desde 3 de setembro de 2012, quando foi lançado, até o início de janeiro deste ano, 1.501 empresas iniciaram o cadastro no Finep 30 dias, das quais 471 concluíram o preenchimento, estando aptas a solicitar financiamentos. “Ganha a empresa, pela agilidade que irá iniciar o seu projeto, e o mercado, que vai absorver mais rápido a inovação”, avalia o especialista de Projetos Tecnológicos do Sistema FIRJAN, Fabiano Gallindo.

Mais informações e o cadastramento do Finep 30 dias estão disponíveis em www.finep.gov.br/30dias.

Fonte: Inova nº 18 – Sistema FIRJAN