O Siquirj recebeu em sua sede social, no último dia 9 de maio, o Sr. Alexandre Cruz, Diretor de Licenciamento Ambiental do Inea, para uma palestra sobre as Iniciativas da Nova Gestão do Inea para o Licenciamento Ambiental.
Na oportunidade, o diretor apresentou as metas a que se dedicou o Inea nos 100 primeiros dias da nova gestão, que incluíam: auditoria completa do passivo dos processos de licenciamento ambiental (meta: 10% de redução, concluído: 11,3%); simplificação dos procedimentos de autorização de uso da água bruta de fontes alternativas (meta: norma aprovada e divulgada no Dia Mundial da Água, concluído: 8 normas operacionais elaboradas e vigentes); ampliação do Processo Administrativo Digital (meta: todos os setores e superintendências incluídas e treinadas, concluído: todas as Superintendências regionais já dispõem da plataforma digital).
O diretor Alexandre Cruz expôs os ítens detalhadamente, concluindo com os assuntos considerados estratégicos pelo Instituto: Projeto Unindo Parceiros, capitaneado pela Codin, com a participação do DRM, Agerio, Firjan, Sebrae, Sefaz, CMBERJ, Jucerja; Regulamentação do art. 26 do Slam que prevê a ampliação dos prazos de validade das licenças ambientais fundamentada na implantação de critérios de sustentabilidade em ações voluntárias; Regulamentação no âmbito do licenciamento ambiental sobre a logística reversa de resíduos (eletroeletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas, embalagens, ólelo e medicamentos); Desenvolvimento do Sistema de Transportes de Resíduos e Produtos voltado para o licenciamento ambiental de empresas transportadoras.
Após a palestra, houve um frutuoso debate e troca de experiências entre o Instituto e as empresas presentes, benéfico para todos. O Inea anunciou que está de portas abertas para receber as empresas do setor, criando um profícuo canal de diálogo através do Siquirj.