Foram realizadas no dia 17 de junho, na sede do Conselho Regional de Química da 3ª Região – CRQ III, um grupo de palestras como parte das comemorações do Dia do Químico promovidas pela entidade.
Na ocasião, o presidente do SIQUIRJ e do CRQ III, Isaac Plachta, realizou a abertura do evento no auditório José Augusto Bicalho Roque.
O evento contou com a participação dos palestrantes: Sr. Sérgio Besserman, economista, que apresentou o cenário econômico nacional e internacional; Sr. Paulo Coutinho, gerente do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos, com a palestra sobre químicos a partir de matérias primas renováveis como nova fronteira da indústria química; Sr. Francisco Radler, professor emérito do Instituto de Química da UFRJ, que apresentou o legado dos Jogos Olímpicos para o químico brasileiro.
As comemorações do Dia do Químico prosseguiram no dia seguinte, 18 de junho, com ação realizada em parceria com o Instituto Senai de Inovação – Química Verde no Laboratório de Atividades do Amanhã no Museu do Amanhã.